Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão () para assistir em tela cheia.
Para as principais necessidades, o ClearView já vem pronto para uso. Mesmo assim, você pode personalizar o sistema de acordo com sua atividade.
Os seguintes recursos de personalização possuem tutoriais próprios que você pode conferir:
Nesse tutorial, vamos ver os recursos de personalização que não são cobertos pelos tutoriais listados acima. Muitas dessas opções você encontra acessando o menu “Configurações” > “Opções do sistema”:
Acesse “Configurações” > “Opções do sistema”.
Por padrão, a numeração inicial dos orçamentos, vendas, faturas, etc. é “1”. Altere caso queira dar continuidade a um controle já em andamento na sua empresa.
Por padrão, quando um pedido de venda tem sua “Situação” alterada, o sistema oferece a opção de envio de um e-mail de notificação. Utilize o campo “Troca de situação OS” se quiser alterar a decisão padrão.
Filtros são os campos que aparecem nos formulários de consulta. Utilize o campo “Exibir filtros nas pesquisas” caso queira alterar o padrão de exibição dos filtros.
Utilize o campo “Assinatura padrão” para definir uma assinatura padrão para ser exibida nos orçamentos e pedidos impressos.
Por padrão, o sistema oferece a opção de envio de e-mail para o encarregado de uma nova tarefa, quando a tarefa é cadastrada. Utilize o campo “Atribuição de nova tarefa” para automatizar essa decisão.
Por padrão, o sistema permite a emissão de vendas (orçamentos e pedidos) para clientes ainda não cadastrados, e que incluam produtos/serviços igualmente não cadastrados. Utilize o campo “Cadastro prévio” se quiser mudar esse padrão.
Em “Configurações” > “Dados da empresa” você configura informações que serão exibidas nos orçamentos, pedidos de venda, ordens de compras, faturas e outros relatórios impressos.
Em “Configurações” > “Aparência do sistema”, você adiciona a logo que deverá aparecer nos orçamentos e pedidos de venda. Também personaliza a aparência do sistema, as cores e a imagem de fundo.
Pode haver textos que você queira usar de forma recorrente no sistema (por exemplo, para detalhar condições de venda num orçamento, ou as mensagens padrão que o sistema usa para enviar e-mails de notificação).
Configure esses textos em “Configurações” > “Bloco de texto padrão”. Vejamos como isso funciona.
Acesse “Configurações” > “Bloco de texto padrão” e clique em “Adicionar novo”.
Em “Campo”, escolha onde vai querer usar o texto que está sendo cadastrado.
Informe um “Título” sugestivo para o texto.
Finalmente, entre com o “Texto”.
Note que, caso você esteja criando um texto padrão para os envios de e-mails, existem termos especiais que você pode utilizar para que o sistema os substitua por informações pontuais na hora do envio.
Por exemplo: #CLIENTE# é substituído pelo nome do cliente em questão. Portanto, se digitamos “Olá, #CLIENTE#”, e o cliente para quem a notificação está sendo enviada se chama, digamos, Fábio, o texto será atualizado para “Olá, Fábio”.
(Importante: se você cadastrar mais de um texto padrão para o envio do e-mail, o sistema irá apenas considerar o último texto cadastrado. O texto cadastrado anteriormente irá constar como inativo).
Ainda um outro modo interessante de adaptar o sistema a suas necessidades diz respeito ao modo de exibição das grades de consulta. Em qualquer página de consulta, acesse “Mais ações” > “Configurar colunas” para escolher quais colunas aparecem no relatório, o tamanho e a cor de cada uma.
Não esqueça de conferir os outros tutoriais a que nos referimos aqui, nos quais você pode conferir mais recursos de personalização!
Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.
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