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“Centro de custos” de um Produto/Serviço


Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão (ggs-expand) para assistir em tela cheia.

O Centro de custos consiste em associar Materiais/Insumos (que são itens de custo) aos Produtos/Serviços, para fins de controle financeiro e/ou de estoque.

Nesse tutorial, vamos focar no Centro de custos como ferramenta para calcular o preço de venda e o valor de custo do produto. No entanto, associar materiais a produtos também serve para o sistema dar baixa no estoque dos materiais automaticamente, quando da venda de produtos. (Consulte o tutorial sobre controle de estoque).

Vamos mostrar isso através de um exemplo prático.

  1. Acesse “Vendas” > “Produtos/Serviços” para a consulta por produtos.

  2. Clique em “Cadastrar novo” (poderíamos também partir de um produto já cadastrado).

Vamos supor que trabalhamos com comunicação visual. Vamos cadastrar o Produto/Serviço “Adesivagem de vitrine”.

  • 3.   Selecionamos como unidade de medida. Significa que, nesse produto, vamos vender e calcular custos por m².

Poderíamos simplesmente informar o valor de venda que desejamos para esse produto e encerrar o cadastro.

Poderíamos também informar manualmente o valor de custo.

Para esse tutorial, no entanto, vamos querer que o sistema calcule para nós tanto o custo quanto o valor de venda adequado.

  • 4.   Para isso, selecionamos a opção “Aba Centro de custos” no campo “Método de cálculo”.
  • 5.   Clicamos em “Salvar” para habilitar o acesso a aba “Centro de custos”.
  • 6.   Acessamos o centro de custos.
  • 7.   Vamos “puxar” para dentro deste produto/serviço itens que cadastramos como Materiais/insumos, e que serão utilizados na composição do produto.
    Teoricamente, sabemos que para produzir 1m² de impressão precisamos utilizar 1m² de “Vinil adesivo”. Mas, na prática, perdas ocorrem. Vamos considerar 20% como perda média, e colocar 1,2m² de vinil.
  • 8.   Adicionamos mais itens clicando na bolinha verde “+”. Vamos adicionar “Tinta para impressão”.
    Pela nossa experiência, sabemos que precisamos em média de 0,025 litros de tinta para imprimir 1m² de adesivo para vitrine.
  • 9.   Por último, vamos adicionar o insumo “mão de obra”. Sabemos que o nosso impressor gasta em média 1/4 de hora para fazer 1m² de impressão.
    Vemos que o sistema calculou o custo direto para adesivagem de 1m² de adesivo para vitrine.
  • 10.   Informamos a margem de lucro desejada, os custos com comissão e com impostos. Veja que o sistema calcula automaticamente o preço de venda.
    Se você voltar para a aba “Cadastro”, vai ver que os valores de custo e de venda foram atualizados.

(Naturalmente, os custos aqui considerados são os custos diretos (custo operacional) e retornam a margem de lucro bruta).

Dica simples: configure seu Plano de contas (em Configurações > Plano de contas) de forma a separar suas despesas fixas das despesas com produção (consulte o tutorial sobre Plano de contas).

Conhecendo seu custo fixo mensal e sua margem de lucro bruta, você saberá o quanto precisa faturar para manter seu equilíbrio financeiro.

Esse foi o tutorial sobre a utilização do centro de custos!

Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.

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