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O Centro de custos consiste em associar Materiais/Insumos (que são itens de custo) aos Produtos/Serviços, para fins de controle financeiro e/ou de estoque.
Nesse tutorial, vamos focar no Centro de custos como ferramenta para calcular o preço de venda e o valor de custo do produto. No entanto, associar materiais a produtos também serve para o sistema dar baixa no estoque dos materiais automaticamente, quando da venda de produtos. (Consulte o tutorial sobre controle de estoque).
Vamos mostrar isso através de um exemplo prático.
Acesse “Vendas” > “Produtos/Serviços” para a consulta por produtos.
Clique em “Cadastrar novo” (poderíamos também partir de um produto já cadastrado).
Vamos supor que trabalhamos com comunicação visual. Vamos cadastrar o Produto/Serviço “Adesivagem de vitrine”.
Poderíamos simplesmente informar o valor de venda que desejamos para esse produto e encerrar o cadastro.
Poderíamos também informar manualmente o valor de custo.
Para esse tutorial, no entanto, vamos querer que o sistema calcule para nós tanto o custo quanto o valor de venda adequado.
(Naturalmente, os custos aqui considerados são os custos diretos (custo operacional) e retornam a margem de lucro bruta).
Dica simples: configure seu Plano de contas (em Configurações > Plano de contas) de forma a separar suas despesas fixas das despesas com produção (consulte o tutorial sobre Plano de contas).
Conhecendo seu custo fixo mensal e sua margem de lucro bruta, você saberá o quanto precisa faturar para manter seu equilíbrio financeiro.
Esse foi o tutorial sobre a utilização do centro de custos!
Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.
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