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Controle financeiro


Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão (ggs-expand) para assistir em tela cheia.

O controle financeiro do ClearView é integrado com o controle de vendas, com o controle de compras e com o controle de comissões.

Isso significa, por exemplo, que quando você faturar uma venda ou compra, todos os lançamentos serão feitos, automaticamente, no financeiro (consulte o tutorial sobre faturamento).

Nesse tutorial, vamos começar mostrando como registrar manualmente uma entrada ou saída no seu financeiro.

  1. Acesse “Finanças” > “Fluxo de caixa”.

  2. Clique em “Adicionar novo” e selecione “Recebimento” ou “Pagamento”.

  3. Informe uma descrição sugestiva da entrada ou saída.

  4. Informe o pagador, se for um recebimento, ou o favorecido, se for um pagamento. Se essa pessoa já estiver cadastrada (em “Pessoas”), você digita parte do nome e a seleciona na lista que aparecer.

  5. Selecione a Conta em que o valor deverá ser creditado (ou debitado, se for um pagamento). Você pode adicionar contas em “Configurações” > “Contas financeiras” (se quiser ajuda, confira tutorial sobre cadastro de contas).

  6. Informe a forma de pagamento. Exemplo: dinheiro, cheque, cartão, boleto.

    Adicione opções nessa lista no cadastro da Conta em questão (“Configurações” > “Contas financeiras”).

  7. Selecione a categoria da receita ou despesa, conforme cadastradas em “Configurações” > “Plano de contas”. (Se quiser ajuda, veja o tutorial sobre plano de contas).

  8. Altere a data da efetivação da transação, se for diferente da data de vencimento.

  9. Altere o valor efetivo da transação, se for diferente do valor do lançamento original. Quando terminar, clique em “Salvar”.

Assim se registram entradas e saídas “à vista” no Clear. Se fossem lançamento futuros (previsões), o procedimento seria exatamente igual, mas você faria estes lançamentos em “Finanças” > “Contas a receber” ou > “Contas a pagar”.

Também é possível cadastrar várias movimentações financeiras ao mesmo tempo, através da importação de dados. Consulte o tutorial sobre importação.

Vamos ver agora como confirmar o pagamento de uma Conta a pagar ou de uma Conta a receber:

  1. Acesse “Finanças” > “Contas a receber” (ou “a pagar”) e clique no lançamento cujo pagamento (ou recebimento) deseja confirmar.

  2. Clique em “Mais ações” > “Confirmar recebimento” (ou “pagamento”).

  3. O sistema vai pedir que você confirme o valor. Se quiser, altere.

    Caso altere, o sistema vai perguntar se você deseja criar um novo lançamento de Conta a receber/a pagar, com a diferença.

    Caso você responda que sim, o valor confirmado será lançado no Fluxo de caixa (“Finanças” > “Fluxo de caixa”), e o sistema criará automaticamente um novo lançamento com o valor da diferença (em “Finanças” > “Contas a receber” ou > “Contas a pagar”).

Algumas outras coisas úteis que você pode fazer com os lançamentos financeiros:

  • Caso queira confirmar o pagamento (ou recebimento) de vários lançamentos ao mesmo tempo, marque-os na lista de consulta e clique em “Mais ações” > “Confirmar selecionados”.
  • Para transferir valores de uma conta para outra, acesse o “Fluxo de caixa” e clique em “Mais ações” > “Nova transferência”. Informe a conta de origem, o destino e o valor a transferir.
  • Para cadastrar uma receita ou despesa que se repete mensalmente, crie uma nova "Conta a receber" ou "Conta a pagar" e marque "Sim" no campo "Repetir despesa mensalmente". Utilize o campo "Até a data" para informar até quando essa repetição se aplica.

Até aqui, vimos como entrar com informações financeiras no ClearView. Vamos ver agora como buscar informações financeiras.

O processo é muito simples. Como nas demais páginas de consulta do sistema, você clica em “Pesquisar” para exibir os filtros de pesquisa. Pode pesquisar pela data, pelo nome do devedor ou credor ou por outros critérios.

A pesquisa também pode ser usada para gerar relatórios. Por exemplo: tudo que você pagou, ou tem a pagar num certo período, ou o total que gastou em uma categoria de despesa (plano de contas) num certo período.

Se quiser saber o total que um certo cliente deve, por exemplo:

  1. Acesse “Finanças” > “Contas a receber”.

  2. Clique em “Pesquisar”.

  3. Informe o nome da pessoa nos filtros de pesquisa.

  4. Clique em “Aplicar filtros”.

O sistema sempre mostra o total em R$ no final das consultas do financeiro.

Você pode exportar o relatório para PDF (para impressão) ou para .XLS caso queira editar os relatórios (no Excel ou OpenOffice).

Por enquanto, é isso! Algumas observações finais:

  • Conforme havíamos dito, também é possível “alimentar” o financeiro automaticamente, através do faturamento de vendas e compras. Consulte o tutorial sobre faturamento.
  • Falamos aqui em relatórios financeiros que você mesmo cria segundo sua necessidade. No entanto, confirma também relatórios prontos no menu "Relatórios".
  • O financeiro também trata da programação do pagamento das comissões. Consulte o tutorial sobre controle de comissões.

Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.

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