Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão () para assistir em tela cheia.
No ClearView, você pode agilizar alguns cadastros, utilizando a importação de dados.
A função está disponível para os cadastros de pessoas (clientes, etc.), materiais, produtos e lançamentos financeiros.
Para esse tutorial, veremos como funciona a importação de pessoas. A importação de materiais, etc. funciona de maneira semelhante.
Na página de Consulta por Pessoas acesse “Mais ações” > “Importar dados”.
Você vai ver se abrir uma janela para seleção do arquivo formato Excel que deseja importar. Mas, antes, você precisa clicar em “Download do modelo”, para baixar nossa planilha modelo, onde você vai inserir os dados.
Abra o arquivo utilizando um leitor de arquivos .XLS (pode ser o Excel ou o OpenOffice; esse último você encontra para baixar gratuitamente na internet).
Veja que o arquivo apresenta quatro planilhas: Instruções, Pessoas, Endereços e Contatos.
Na planilha Pessoas, você coloca as pessoas (físicas ou jurídicas) que quer cadastrar. Lembrando que, no ClearView, “Pessoas” se refere a clientes, funcionários, vendedores e fornecedores.
A coluna ID é importante para coordenar essa planilha com as demais (endereços e contatos), já que pode haver mais de um endereço e mais de um contato por pessoa cadastrada. No caso da planilha atual (Pessoas), podemos colocar ID = 1 para a primeira pessoa, ID = 2 para a segunda, e assim por diante.
Depois, preencha as planilhas Endereços e Contatos.
O ID informado nessas planilhas vai associar os endereços e os contatos a pessoa informada na planilha “Pessoas” que vimos anteriormente (uma mesma pessoa pode ter vários endereços e vários contatos).
Quando terminamos, salvamos o arquivo. Vamos voltar ao sistema e novamente acessar “Importar dados”, na consulta por pessoas. Clicamos em “Selecionar arquivo”. Depois de selecionado, clicamos em “Importar”.
Você será conduzido à página de importação de dados. Clique em “Importar” quando desejar começar a importação. Dependendo do número de dados a serem importados, esse processo pode levar algum tempo.
Caso você tenha muitos dados para serem importados, recomendamos que você os separe em mais de um arquivo, porque, se a conexão da internet cair durante o processo, poderá ser difícil identificar onde a importação foi interrompida.
Quando a barra de progresso chegar a 100%, o processo estará finalizado. Você já pode acessar a consulta por pessoas e conferir os dados importados.
Dica: pode ser muito útil, para a configuração das planilhas a serem importadas, a ajuda de alguém com alguma familiaridade com o Excel ou com o OpenOffice (especialmente nos casos em que é necessário, como geralmente, adaptar planilhas já prontas à planilha modelo do ClearView). Como muitas pessoas aprendem a utilizar esses programas em cursos de informática ou em disciplinas nas faculdades, é possível que alguém na sua empresa possa lhe auxiliar nessa parte.
A equipe do ClearView também está, claro, disponível para auxiliar no que for possível.
Como já adiantamos, as outras importações (produtos, etc.) funcionam de maneira semelhante.
Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.
Tutoriais relacionados: