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Faturamento/Controle de pagamento das vendas


Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão (ggs-expand) para assistir em tela cheia.

O controle do pagamento de um “Pedido de venda/Ordem de Serviço” é feito pelo faturamento da venda.

  1. Comece acessando o menu “Vendas” > “Pedidos/Ordens de serviço”. Você será direcionado para a consulta de vendas.

  2. Na consulta de vendas, clique no pedido que deseja faturar.

  3. Uma vez aberto o pedido, clique em “Mais ações” > “Faturar este pedido”.

  4. Já no formulário de faturamento, selecione se o pagamento será à vista ou parcelado.

  5. Caso “parcelado”, selecione se com ou sem entrada.

  6. Selecione a Conta em que os pagamentos deverão ser lançados (por exemplo: conta Caixa, Banco do Brasil, Cartão Master, etc). O sistema vem pré-configurado com uma conta padrão, a “conta caixa”.

    Mais contas podem ser adicionadas pelo menu “Configurações” > “Contas financeiras”. (Consulte o tutorial sobre cadastro de contas).

  7. Selecione a forma de pagamento (por exemplo: cheque, dinheiro, cartão, etc). As formas de pagamento disponíveis variam conforme foram adicionadas no cadastro da conta em questão.

  8. Selecione uma categoria do plano de contas, caso deseje enquadrar a receita num grupo (por exemplo: receitas com vendas, receitas com serviços, vendas da fábrica 02, etc)

    Configure seu plano de contas em “Configurações” > “Plano de contas”. (Consulte tutorial sobre plano de contas).

  9. Em caso de venda parcelada, selecione o número de parcelas.

    Observe que o sistema calcula o valor da entrada e das parcelas. Também fixa a data atual como a data de entrada e as parcelas a prazo de 30 em 30 dias. É claro, você pode editar um a um esses lançamentos, clicando neles.

  10. Quando estiver satisfeito, clique em “Concluir”. Será gerada uma fatura detalhando o valor da entrada e a relação das parcelas com respectivos vencimentos.

    Todos esses lançamentos são automaticamente lançados no financeiro. Consulte o Fluxo de caixa (“Finanças” > “Fluxo de caixa”) e observe que o lançamento da entrada está lá registrado. As parcelas à prazo são lançadas em “Finanças” > “Contas a receber”.

    Se desejar faturar várias vendas ao mesmo tempo e incluí-las todas numa mesma fatura, basta acessar a consulta de vendas, selecionar os pedidos e então clicar em “Mais ações” > “Faturar pedidos”. O sistema vai somar as vendas selecionadas e programar os lançamentos do valor somado.

Quando desejar ver a posição dos débitos de um determinado cliente, acesse “Finanças” > “Contas a receber” e utilize o filtro “Cliente”.

É claro, você pode decidir por não usar o faturamento e lançar os débitos do cliente direto no financeiro. No entanto, o uso do faturamento é mais aconselhável, porque dessa forma o controle é mais apurado e os pagamentos ficam “atrelados” aos respectivos pedidos.

É isso sobre faturamento!

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