Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão () para assistir em tela cheia.
No ClearView, você tem dois tipos de controle de estoque:
Vamos ver, primeiro, como controlar o estoque de um produto.
Para controlar o estoque de um produto, acesse “Vendas” > “Produtos/Serviços”.
Localize e clique no produto para abrir o cadastro (se você ainda não cadastrou o produto, faça isso primeiro. Se necessário, consulte o tutorial sobre cadastro de produtos).
No cadastro do produto, clique na tarja “Controle de estoque” para exibir detalhes.
Em “Controlar o estoque” marque “Sim”.
Em “Método de controle”, marque “Manual” se você deseja registrar manualmente as entradas e saídas desse produto no estoque...
…ou “Automático” se deseja que o sistema atualize automaticamente o estoque deste produto (isso acontece quando você finaliza um Pedido de venda em que ele tenha sido incluído). O controle automático está disponível para os planos Plus e Premium.
Obs.: o controle automático só se aplica às saídas dos produtos. Você precisa lançar manualmente as entradas.
Para controlar o estoque de um material/insumo, o processo é análogo:
Acesse “Compras” > “Materiais/Insumos”.
Localize e clique no material para abrir o cadastro (se você ainda não cadastrou o material, faça isso primeiro. Se necessário, consulte o tutorial sobre cadastro de materiais).
Clique na tarja “Controle de estoque” para exibir detalhes. Os campos funcionam da mesma maneira como vimos para o caso do estoque do produto.
Se marcar estoque “Automático”, será dada automaticamente a entrada no estoque quando uma ordem de compra para esse material for finalizada, e a saída quando um produto que usa o material tiver a venda finalizada.
Você informa os materiais que compõem um produto no cadastro do produto, na aba “Centro de custos” (consulte o tutorial sobre centro de custos).
Até agora, vimos como configurar o controle de estoque de produtos e materiais.
Para consultar o estoque de um produto:
Acesse “Vendas” > “Estoque de produtos”.
(Ou, para verificar o estoque de um material/insumo, acesse “Compras” > “Estoque de materiais”.
Clique no registro para ver o histórico da movimentação do estoque para esse item.
Para facilitar a consulta, você pode utilizar os filtros de pesquisa. Pode ser útil gerar uma lista apenas com itens com estoque abaixo do valor mínimo estipulado no cadastro, para saber o que deve ser comprado.
Pronto, você já sabe como configurar e consultar o estoque de produtos/serviços e materiais/insumos!
Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.
Tutoriais relacionados: