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Emissão de Pedidos de venda/Ordens de serviço


Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão (ggs-expand) para assistir em tela cheia.

Veremos agora como emitir pedidos de venda/ordens de serviço no ClearView. Você verá que a emissão de pedidos está integrada com as outras partes do sistema de modo inteligente.

Uma pedido de venda não é uma nota fiscal nem está atrelada a uma. É um documento gerencial e não fiscal.

Você pode gerar um pedido automaticamente através da aprovação de um orçamento (veja o tutorial sobre emissão de orçamentos). Nesse tutorial, no entanto, vamos ver como emitir um pedido de venda manualmente.

  1. Acesse “Vendas” > “Pedidos/Ordens de serviço”.

  2. Clique em “Emitir novo”.

Se você pré-cadastrar clientes e produtos/serviços, a emissão do pedido será mais rápida. Mas, se você preferir, é possível emitir pedidos para um cliente ainda não cadastrado. Nesse caso, o sistema vai cadastrá-lo automaticamente.

(Você pode ainda optar para que só seja possível emitir orçamentos e vendas para clientes pré-cadastrados. Veja em “Configurações” > “Opções do sistema”).

  • 3.   Se o cliente já estiver cadastrado, digite parte do nome e selecione o cliente na lista que aparecer.
  • 4.   Escolha a lista de preços ou use a lista padrão. (Veja o tutorial sobre listas de preços).
  • 5.   Adicione o primeiro produto/serviço. Se o item já estiver cadastrado, digite parte do nome e selecione o produto/serviço na lista que aparecer.
  • 6.   Para adicionar mais itens, clique na pequena bolinha verde “+”.

Se a unidade de medida de um produto inserido estiver cadastrada em m², você deve informar a largura e a altura do produto. O sistema vai calcular o preço final.

  • 7.   Na seção “Valor total negociado”, inclua descontos e/ou acréscimos, em valor fixo ou percentual.
  • 8.   Expanda as demais seções para adicionar informações de entrega, etc.
  • 9.   Quando estiver satisfeito, clique em “Salvar”.
  • 10.   Quando quiser acessar esse pedido no futuro, acesse “Vendas” > “Pedidos…”
  • 11.   Filtre sua pesquisa utilizando um ou mais filtros: “Cliente”, “Descrição”, etc.
    É muito fácil localizar um pedido, usando um ou mais filtros. Por exemplo, listar os pedidos que foram emitidos por um determinado funcionário ou que estão em determinada fase de produção.
    Combinando filtros você cria na hora praticamente qualquer tipo de relatório. Exemplo: vendas de dezembro. Vendas para cliente X, feitas por Julia. Vendas ainda não faturadas, etc. No final do relatório sempre é mostrada a soma em R$.
  • 12.   Clique em “Aplicar filtros” quando tiver terminado de preencher os filtros.
  • 13.   Localize o pedido na lista e clique nele para abrir.

Se você deseja controlar suas vendas de forma simples, isso é tudo.

Vamos ver agora como utilizar alguns recursos mais avançados. Você vai ver que a ordem de serviço do ClearView é um documento completo de controle de produção e atendimento.

  • 14.   Adicione comissões a vendedores cadastrados. Se houver sido informado um percentual fixo de comissão para o vendedor (no cadastro do vendedor), essa informação será “puxada” para cá.
  • 15.   Adicione comissões a mais de um vendedor. Se desejar, dê acesso ao sistema a seus vendedores, cadastrando um “Usuário-vendedor” (consulte o tutorial sobre usuários-vendedores).
    (Quando for faturar o pedido de venda, as comissões aos vendedores serão automaticamente lançadas em “Contas a pagar”, respeitando o vencimento das entradas).
  • 16.   Veja o que você pode fazer nas demais abas do cadastro do pedido:
  • Em “Notificações” o sistema registra automaticamente tudo o que acontece durante a vida do pedido de venda, com dia, hora e usuário responsável. Espécie de “dedo-duro” quando se precisa descobrir o responsável por falhas.
  • Em “Arquivos”, anexe fotos, desenhos, contratos ou documentos ao pedido. Você vai poder optar por incluir ou não esses arquivos na impressão ou no envio por e-mail do pedido.
  • Em “Observações”, escreva comentários, explicações adicionais, instruções para a produção. Você vai poder optar por incluir ou não este conteúdo na impressão do pedido ou no envio por e-mail.
  • Em “Visualizar”, veja como vai ficar o pedido impresso. (Você vai poder configurar a aparência da impressão, com sua logo, suas cores e outras opções. Por exemplo: imprimir para produção, omitindo informações financeiras).

Voltando à aba “Principal”:

  • Você pode personalizar suas fases de produção, clicando no ícone ao lado do campo. Depois pode pesquisar por pedidos que se encontram numa certa etapa. (Consulte o tutorial sobre fases de produção.)
    Quando você altera uma fase de produção, você tem a opção de enviar um e-mail a seu cliente, notificando-o do andamento do pedido. Você pode configurar o sistema para que essa notificação seja enviada sempre, nunca, ou responder caso a caso (“Configurações” > “Opções do sistema”).

Você ainda pode personalizar o cadastro do pedido, criando campos adicionais. Para isso, acesse “Mais ações” > “Personalize esse cadastro”. Para detalhes, acesse o tutorial sobre personalização dos cadastros.

O administrador pode criar perfil de permissões para cada um de seus usuários. Assim, ele determina quem pode visualizar os valores dos pedidos, quem pode editar e em que casos, além de outras opções. Para isso, acesse “Configurações” > “Usuários do sistema” e confira o tutorial sobre permissões para detalhes.

É isso quanto à emissão de pedidos!

Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.

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