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O controle do pagamento de um “Pedido de venda/Ordem de Serviço” é feito pelo faturamento da venda.
Comece acessando o menu “Vendas” > “Pedidos/Ordens de serviço”. Você será direcionado para a consulta de vendas.
Na consulta de vendas, clique no pedido que deseja faturar.
Uma vez aberto o pedido, clique em “Mais ações” > “Faturar este pedido”.
Já no formulário de faturamento, selecione se o pagamento será à vista ou parcelado.
Caso “parcelado”, selecione se com ou sem entrada.
Selecione a Conta em que os pagamentos deverão ser lançados (por exemplo: conta Caixa, Banco do Brasil, Cartão Master, etc). O sistema vem pré-configurado com uma conta padrão, a “conta caixa”.
Mais contas podem ser adicionadas pelo menu “Configurações” > “Contas financeiras”. (Consulte o tutorial sobre cadastro de contas).
Selecione a forma de pagamento (por exemplo: cheque, dinheiro, cartão, etc). As formas de pagamento disponíveis variam conforme foram adicionadas no cadastro da conta em questão.
Selecione uma categoria do plano de contas, caso deseje enquadrar a receita num grupo (por exemplo: receitas com vendas, receitas com serviços, vendas da fábrica 02, etc)
Configure seu plano de contas em “Configurações” > “Plano de contas”. (Consulte tutorial sobre plano de contas).
Em caso de venda parcelada, selecione o número de parcelas.
Observe que o sistema calcula o valor da entrada e das parcelas. Também fixa a data atual como a data de entrada e as parcelas a prazo de 30 em 30 dias. É claro, você pode editar um a um esses lançamentos, clicando neles.
Quando estiver satisfeito, clique em “Concluir”. Será gerada uma fatura detalhando o valor da entrada e a relação das parcelas com respectivos vencimentos.
Todos esses lançamentos são automaticamente lançados no financeiro. Consulte o Fluxo de caixa (“Finanças” > “Fluxo de caixa”) e observe que o lançamento da entrada está lá registrado. As parcelas à prazo são lançadas em “Finanças” > “Contas a receber”.
Se desejar faturar várias vendas ao mesmo tempo e incluí-las todas numa mesma fatura, basta acessar a consulta de vendas, selecionar os pedidos e então clicar em “Mais ações” > “Faturar pedidos”. O sistema vai somar as vendas selecionadas e programar os lançamentos do valor somado.
Quando desejar ver a posição dos débitos de um determinado cliente, acesse “Finanças” > “Contas a receber” e utilize o filtro “Cliente”.
É claro, você pode decidir por não usar o faturamento e lançar os débitos do cliente direto no financeiro. No entanto, o uso do faturamento é mais aconselhável, porque dessa forma o controle é mais apurado e os pagamentos ficam “atrelados” aos respectivos pedidos.
É isso sobre faturamento!
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